Fale conosco via Whatsapp
DD Blog

Dedetização para escorpião, funciona?

O controle químico de escorpiões funciona e funciona muito bem. Quem garante é o nosso especialista em controle de pragas urbanas, Eslauco Dvoranen, CREA/PR 84.767/D. Ele é Responsável Técnico da DDtudo e é Engenheiro Agrônomo e Mestre pela Universidade Estadual de Maringá, com mais de 20 anos de experiência em controle químico de pragas, doenças e plantas daninhas.
A desinsetização, controle ou como é mais comumente conhecida, dedetização para escorpiões tem, em torno de si, uma grande polêmica. A Anvisa, em seu Manual de Controle de Escorpiões, diz na página 36, que: "O controle químico de escorpiões não funciona, pois o hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz." Disponível em http://abre.ai/anvisa-escorpiao
No entanto, a própria Anvisa entra numa grave contradição quando ela tem em seu rol de produtos registrados diversos produtos para o controle de escoripões, como por exemplo: Ficam® VC - Registrado no Ministério da Saúde sob n.º: 3.3222.0010, DEMAND®2,5 CS Registrado no Ministério da Saúde n.º: 3.0119.6626, Bifentek®200 SC Registrado no Ministério da Saúde n.º: 3.0425.0168.001-4.
Somado a este fato temos uma lista com mais de 100 clientes onde foi realizado a dedetização de escorpiões com 100% de controle. Junto a isso encontramos artigos científicos que atestam que existem pelo menos 27 produtos registrados pela Anvisa para controle de escorpiões. Disponível em http://abre.ai/unesp-escorpiao.
Segundo o pesquisador GUSTAVO SILVEIRA BORGES DE CARVALHO em sua Monografia apresentada ao Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Entomologia Urbana, após a aplicação de lambdacialotrina, deltametrina em pó e lambdacialotrina + deltametrina em pó, concluímos que a lambdacialotrina sozinha, ou seja, sem associação com qualquer outro princípio ativo, na concentração recomendada pelo fabricante aplicada nas frestas É CAPAZ DE ELIMINAR OS ESCORPIÕES PRESENTES. Também concluímos que o efeito residual deste tratamento PERDURA POR PELO MENOS 104 DIAS APÓS A APLICAÇÃO COM NÍVEIS SATISFATÓRIOS DE MORTALIDADE, sendo possível sua recomendação complementar às práticas de prevenção desde que observadas algumas condições de segurança.
A DDtudo é especialista em dedetização para escorpiões, controle integrado de pragas com foco em escorpiões, dedetização para escorpiões em condomínios, dedetização para escorpiões em shoppings, dedetização para escorpiões em prédios comerciais e residenciais, dedetização para escorpiões em escolas e dedetização para escorpiões em residências.