fbpx
Área do Cliente
Logomarca DDtudo
  • DDtudo
  • Controle Integrado de Pragas
  • Serviços
  • Blog


Controle de Escorpiões


Controle de Escorpiões

Os escorpiões são carnívoros alimentando-se principalmente de insetos, como grilos e baratas, traças e outros escorpiões.

O canibalismo é comum e, frequentemente, as mães comem alguns de seus próprios filhotes, por ocasião do parto, como também o macho após o acasalamento (androfagia). Por outro lado, a resistência ao jejum é, às vezes, extraordinária. Existem relatos de fêmeas mantidas sem alimento durante cinco a seis meses, sendo o tempo máximo conseguido por uma fêmea de Buthus occitanus de 1.084 dias suprida apenas de água. Estes animais escondem-se durante o dia sob pedras, troncos, dormentes de linha de trem, entulho, pilhas de telha ou tijolos, sepulturas etc.

As preferências alimentares variam segundo a espécie de escorpião, seu tamanho, a quantidade de alimento disponível, o tipo e tamanho da presa etc. Ao localizar uma presa, um escorpião faminto tenta imediatamente agarrá-la com as pinças de seus palpos. Uma vez capturada, a presa pode não oferecer resistência, sendo então imediatamente levada as quelíceras. Se oferecer resistência, o escorpião fará uso do ferrão, paralisando-a com o veneno. Os tecidos da presa são triturados pelas quelíceras do escorpião, e ao mesmo tempo, umedecidos com suco digestivo, para facilitar a digestão.

A espécie Tityus serrulatus, também conhecida como “escorpião amarelo”, é a mais peçonhenta da América Latina. Podem chegar a medir de 6 a 7 cm e apresenta coloração amarelo-claro. O tronco, dedos e a parte final do último segmento da cauda são escuros. O nome desta espécie refere-se a uma serrilha de 3 a 5 dentes que possuem no quarto segmento da cauda. Esta espécie é encontrada frequentemente em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Goiás, mas existem ocorrências dessa espécie por todo o Brasil.

O veneno dos escorpiões tem sido largamente estudado, particularmente em como é a sua ação no humano, é uma mistura química complexa que destroem as células quando as penetram. Porém a toxicidade dos venenos varia de gênero para gênero e de espécie para espécie. A picada provoca dor imediata e, muitas vezes, intensa, com sensação de ardor, queimação ou agulhadas. Nos casos graves, que ocorrem geralmente com crianças, e principalmente nos acidentes causados por T. serrulatus, pode haver sudorese intensa, enjoos, vômitos, diarreia e dor abdominal, agitação, aumento da pressão arterial, arritmias cardíacas, edema pulmonar, alterações neurológicas e choque.

A prevenção de acidentes com escorpiões baseia-se em evitar condições propícias para o abrigo e à proliferação destes animais. Desta forma, recomenda-se manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e evitar acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha; ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados; rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas; vedar soleiras de portas com rolos de areia; usar telas em ralos do chão, pias e tanques; acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento aos escorpiões; realizar roçagem de terrenos; manter berços e camas afastados das paredes; examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.

Junto a essas ações, é essencial o acompanhamento de uma empresa especializada em controle de escorpiões para implementação de medidas preventivas em relação ao acesso dessa praga aos interiores das residências e empresas. O controle químico, quando realizado corretamente através de produtos adequados, técnicas e frequências corretas gera um resultado excelente e reduz consideravelmente o risco de acidentes com essas pragas. Quando um escorpião é intoxicado pelo inseticida correto, ele perde a sua capacidade motora e mesmo enquanto permanece vivo ele já não apresentada a capacidade de ferroar sua vítima, evitando dessa forma, um acidente. O controle de escorpiões, em locais onde o problema é endêmico, deve ser feito de maneira periódica e com acompanhamento e monitoramento programado. Essas ações levam à redução da população no entorno do local onde está sendo feito o tratamento, fazendo com que o ambiente tratado esteja livre dessa praga no curto e médio prazos. Se cessado, o controle perde sua eficácia pois a população de escorpiões presente no entorno do local tratado tende a repovoar o local logo que o efeito da última aplicação termina. Portanto, é essencial que o controle seja permanente enquanto houver interesse que um determinado ambiente se mantenha livre dessa praga.

Em locais com crianças, idosos, animais domésticos ou pessoas com alguma fragilidade no quadro de saúde, o controle de escorpiões é essencial a fim de preservar a vida desses indivíduos e evitar algum quadro grave em caso de acidente com essa praga.

A DDtudo oferece programas de controle de escorpiões com 1 ano de garantia e acompanhamento periódico das medidas de controle químico e físico implementadas no cliente. São mais de 1500 casos resolvidos ao longo dos mais de 15 anos da empresa.


Cases de Sucesso - Dedetização Maringá

Tipo de praga:
Roedores, baratas, moscas, traças e pragas de grãos
Problema detectado:
Serviço de controle de pragas com deficiências operacionais, como cumprimento de prazos, falta de orientações, relatórios incompletos ou incorretos, déficit de equipamentos de captura e monitoramento
Solução aplicada:
Implantação do Programa CIP-m Proteção Total DDtudo, seguido de orientações técnicas em parceria com o gerente da indústria, correções estruturais e procedimentais, além de treinamentos para os colaboradores
Tempo de Solução:
3 meses
Tipo de praga:
Escorpião
Problema detectado:
Locais com algumas frestas e pontos de acesso sem proteção adequada
Solução aplicada:
Correções estruturais, com uso de produtos adequados ao controle de escorpiões e implementação das ações corretivas apresentadas no relatório de não conformidades emitido pela DDtudo
Tempo de Solução:
2 meses
Tipo de praga:
Roedores e moscas
Problema detectado:
Serviço de controle de pragas com deficiências operacionais, como não atendimento de prazos e déficit de pontos de controle
Solução aplicada:
Implantação do Programa CIP-m Proteção Total DDtudo, com correções estruturais
Tempo de Solução:
6 meses

A DDtudo é uma empresa que tem a melhor qualidade de serviço e entrega os melhores resultados. Eu confio a proteção da minha casa, minha empresa e o do condomínio onde sou síndico à DDtudo. Somos parceiros há anos e não troco. Eu confio na melhor!

Condomínio Green Park
Bruno Rosa | Síndico do Condomínio e Proprietário do Jacaré Vermelho Pizzaria
detalhe

Como é feito o Controle de Pragas (Dedetização Maringá)?

Fazendo uso de equipamentos ecologicamente corretos e até mesmo de aparelhos ultrassônicos, o Controle Integrado de Pragas, não só elimina, mas mantém afastados esses animais, impedindo seu retorno.

Entenda como funciona para cada situação:

Indústria Alimentícia

Veja

Condomínios Horizontais

Veja

Casas de Alto Padrão

Veja

DDBlog

Tudo sobre controle de pragas (dedetização), explicado por quem entende do assunto

Os Tipos de Escorpiões Mais Comuns em Maringá e os Perigos que Representam

Maringá, localizada no norte do Paraná, é uma cidade com clima quente e úmido, fatores que favorecem a…

Ler mais

Picada de Escorpião em Maringá

A picada de escorpião em Maringá tem se tornado uma preocupação crescente devido ao aumento da presença desses…

Ler mais

Escorpiões em Áreas de Construção: Riscos e Medidas de Segurança para Trabalhadores

As áreas de construção representam um ambiente propício para o aparecimento de escorpiões, devido ao acúmulo de entulho,…

Ler mais

A Relação entre Baratas e Escorpiões: Entenda como o Controle de Insetos Reduz a Presença de Escorpiões

Os escorpiões são aracnídeos que causam grande preocupação em muitas regiões do Brasil, especialmente devido ao perigo de…

Ler mais
DDtudo Controle Integrado de Pragas

Endereço

DDtudo Maringá
Av. Brasil, 1225
Zona 03, Maringá, PR



Fale com a DDtudo

    Balão DDtudo
    Controle Integrado de Pragas - DDtudo © 2025 - Todos os direitos reservados
    Site desenvolvido pela TAE Digital