Saiba como proceder frente a acidentes com escorpião e idosos e quais as melhores formas de prevenção
Os acidentes com escorpião e idosos são os que geram maior temor entre as pessoas. Isso porque os extremos de idade, idosos e crianças, são os que tendem a desenvolver quadros mais graves, e potencialmente fatais, em relação aos acidentes envolvendo picadas de escorpião.
Por isso, buscar formas de prevenir esses acontecimentos indesejados é essencial para evitar fatalidades, sendo contratar uma empresa de dedetização uma das estratégias.
Temos um material exclusivo que vai te ajudar identificar e se proteger dos escorpiões. Acesse pelo link: https://conteudo.ddtudo.com.br/ebook-tudo-sobre-escorpioes
O envelhecimento ocorre de maneira individual para cada um. Entretanto, alguns fatores são comuns e existem em maior ou menor grau em pessoas de idade avançada.
Nesse período da vida ocorre um aumento da suscetibilidade física e emocional, se comparado aos indivíduos jovens, por isso, os acidentes com escorpião e idosos tendem a ser mais graves.
Essa vulnerabilidade está ligada a diversos fatores, como biológicos, sociais, econômicos e culturais, de maneira que, como citado, a velhice se torna um fenômeno individualizado.
Esse aumento da suscetibilidade tende a crescer de acordo com o avanço da idade, de maneira que, quanto mais velha a pessoa é, os acidentes com escorpião e idosos tendem a ter desfechos piores.
Além disso, com o envelhecimento algumas funções cognitivas e funcionais também tendem a apresentar decadência, o que acaba limitando a percepção do idoso em relação ao meio ambiente. isso faz com que ele acabe não percebendo, por exemplo, a presença de animais peçonhentos ou não tendo a capacidade de se proteger de ataques.
Por isso, a preocupação com a prevenção de acidentes escorpiônicos exige cuidado e atenção rigorosos.
Assim, a dedetização de áreas onde idosos frequentam ou habitam se mostra extremamente importante e deve ser feita por empresas especializadas, como a DDtudo.
Muitos estudos indicam que a maior parte dos acidentes com escorpião e idosos ocorrem na zona urbana, principalmente no domicílio.
No Brasil, a espécie mais associada com os acidentes com escorpião e idosos é a Tityus serrulatus (o escorpião amarelo), que possui grande facilidade para se reproduzir e colonizar novos ambientes.
Dessa forma, ter cuidado e atenção com as medidas preventivas é uma das formas importantes de evitar picadas desse animal peçonhento, tais como:
Ver essa foto no Instagram
Os acidentes com escorpião e idosos apresentam alta letalidade, principalmente em idosos acima de 60 anos.
Seja qual for o caso, a recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo, pois a precocidade do atendimento e rápida instituição da terapêutica com o soro antiescorpiônico apresenta melhores desfechos.
Caso o escorpião esteja morto, é interessante levá-lo ao hospital junto a vítima, se for possível, ou levar apenas uma foto, pois isso ajuda na identificação da espécie, uma vez que existem milhares delas. Isso permite uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
A partir disso, o profissional da saúde irá avaliar a necessidade de aplicação do soro, uma vez que ele é indicado em casos moderados ou graves.
Entretanto, mais importante do que saber o que fazer em caso de picada é a prevenção de acidentes com escorpião e idosos. Uma forma efetiva é a dedetização do local, uma vez que ela previne não só acidentes com escorpião e idosos, mas também com outros animais peçonhentos, como aranhas.
Além disso, a dedetização deve ser feita a partir de um controle de pragas integrado, como o que é oferecido pela DDtudo, pois, muitas pragas urbanas servem de alimento para os escorpiões, como as baratas.
Se você deseja uma dedetização no seu imóvel ou empresa, entre em contato com a DDtudo e agende uma visita.