Conheça mais sobre a biologia do escorpião e seu habitat e saiba como se livrar dessa praga urbana
A alta taxa de proliferação e ataques por escorpiões nas áreas urbanas se deve muito às peculiaridades da biologia de escorpião, habitat e outros hábitos de sobrevivência.
Temos um material exclusivo que vai te ajudar identificar e se proteger dos escorpiões. Acesse pelo link: https://conteudo.ddtudo.com.br/ebook-tudo-sobre-escorpioes
É fundamental saber como se proteger desses animais, considerando que todos são venenosos, em algum nível, e oferecem maior perigo às crianças e aos idosos, já que pessoas nessas faixas etárias podem ter reações mais severas à ferroada dos escorpiões. Além disso, são esses indivíduos que também se colocam mais em risco de serem atacados, principalmente as crianças.
Conhecer os detalhes da biologia de escorpião, seu habitat, alimentação e reprodução, é ter uma carta na manga para prevenir os ataques e manter sua casa livre dessa praga urbana. Vem com a gente saber mais sobre isso!
Os escorpiões são aracnídeos que possuem o corpo formado por duas partes principais: a carapaça e o abdômen. O abdômen por sua vez se divide no tronco e na cauda, sendo essa última o local de produção do veneno e também onde fica o ferrão.
Ainda sobre a biologia de escorpião, uma curiosidade é a forma como eles se reproduzem: no geral, a gestação dura cerca de 3 meses e após os filhotes nascerem, eles vivem junto da mãe por aproximadamente 14 dias e depois disso se dispersam.
No caso dos escorpiões amarelos, muito comuns nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, há um problema maior em relação à reprodução: as fêmeas não precisam de machos para gestarem filhotes.
Isso acontece porque a reprodução ocorre por partenogênese, ou seja, o óvulo da fêmea não precisa ser fecundado para virar um embrião.
Dessa forma, as taxas de reprodução dessa espécie especificamente podem ser maiores que de outras. Inclusive, é comum que ao introduzir essa espécie em um ambiente, outras espécies de escorpião desapareçam, devido à competição entre elas.
Também em relação a biologia de escorpião – habitat, outro detalhe é que eles possuem hábitos noturnos, preferem se abrigar em locais escuros e úmidos e são mais ativos nos meses mais quentes, principalmente no verão.
Em relação à biologia de escorpião e seu habitat, as principais espécies que preocupam em questão de saúde no Brasil são os escorpiões amarelos, já citados, e os escorpiões marrons.
Isso porque essas espécies se adaptam muito bem às regiões urbanas, ocupadas pelos homens. Assim, são os mais perigosos em relação aos ataques. Vale lembrar, no entanto, que esses aracnídeos não atacam do nada. O uso do ferrão (e do veneno) só é feito quando se sentem ameaçados, ou seja, quando há contato com eles de propósito ou sem querer.
Nas cidades, esses animais podem ser encontrados em diversos lugares, como restos de construções, sob lajedos e linhas de trem, além de um dos principais locais: as vias de esgoto, que é por onde eles chegam até as casas.
Assim, um cuidado fundamental é manter todas as entradas de esgoto bem vedadas em casa, desde os ralos de pias e tanques, até as caixas de gordura.
Outro local que serve de habitat para esses animais são lugares com vegetações densas e altas. Manter a grama aparada e o jardim sempre bem cuidado é uma forma de prevenir que eles se escondam.
Considerando que esses animais são um risco à saúde, é importante mantê-los sempre longe das residências. Para isso, a melhor forma é procurar por ajuda profissional, em um primeiro momento.
A DDtudo é uma empresa especializada em controle integrado de pragas urbanas, inclusive em relação aos escorpiões. Por conhecer bem a biologia do escorpião e seu habitat, a DDtudo sabe onde agir para livrar a sua casa desses animais.
Por meio do controle dos 4 A’s (Acesso, Abrigo, Alimentação e Água) e também do controle químico, com venenos que são testados e comprovados pela própria empresa, a DDtudo protege a sua família dos ataques desses animais.
Se você quer proteger a sua casa e deseja saber mais qual a melhor forma de agir considerando a biologia de escorpião, seu habitat e as particularidades dos seus hábitos, entre em contato com a DDtudo e agende uma avaliação.