O controle de roedores, conhecido popularmente como desratização, exige um profundo conhecimento técnico das espécies de roedores e da biologia e controle de cada uma delas, que são pragas da área urbana.
As infestações por roedores podem ocorrer por
Cada uma dessas espécies de roedores age de uma determinada maneira, deixando diferentes sinais no ambiente, que podem ser identificados por especialistas do setor.
Para impedir a infestação e proliferação dos roedores, existem duas estratégias: os métodos de anti-ratização e desratização.
Na anti-ratização, são utilizadas medidas para dificultar ou impedir o acesso e a proliferação dos roedores. Já a desratização busca aplicar medidas para a eliminação física desses animais.
Algumas estratégias de anti-ratização são não jogar lixo a céu aberto, acondicionar corretamente alimentos, vedar frestas e vãos, manter locais de vivência de animais domésticos limpos, entre muitos outros métodos.
A desratização é realizada com venenos, sejam eles líquidos ou sólidos. Costumam ser utilizados em alimentos que atraem os roedores. É importante que essa ação seja realizada por profissionais capacitados, pois o uso inadequado pode piorar a situação ao invés de resolver o problema.