Elucidamos as principais dúvidas quanto aos escorpiões com o especialista Eslauco Dvoranen
Lidar com pragas não é uma tarefa fácil. Elas se multiplicam rapidamente nas condições certas, e podem gerar grandes transtornos e prejuízos. Além disso, algumas podem levar a danos à saúde.
Uma das pragas que gera o maior medo na população é o escorpião. Escorpiões são animais que se escondem facilmente e, algumas espécies, possuem um veneno que pode ser extremamente doloroso e até mesmo letal. Por isso, evitar e combater esses aracnídeos é essencial.
O combate aos escorpiões não é fácil de ser realizado, e por isso é extremamente necessária a ajuda de um especialista. Não recomendamos que você tente combatê-los sozinho, visto o alto risco que ele oferece para você e para a sua família.
Iremos agora ao momento de entrevista quanto às características e os principais mitos e verdades relacionados aos escorpiões amarelos com o especialista Eslauco Dvoranen, responsável técnico pela DDTudo Controle de Pragas.
Eslauco Dvoranen: O escorpião amarelo é também conhecido como Tityus serrulatus. É um aracnídeo peçonhento, e recebe esse nome científico pelo serrilhado presente em sua cauda. Sua peçonha pode causar morte em até 1% dos acidentes com crianças, caso não haja tratamento com o soro anti-escorpiônico.
– Seu veneno também oferece risco acentuado de morte em idosos que não receberam tratamento adequado. Em adultos, o risco de morte é reduzido, porém a dor é insuportável.
– O escorpião-amarelo, em 2018, atingiu o topo nos causadores de acidentes com animais peçonhentos no Brasil. Eles ultrapassaram as serpentes, aranhas, lagartas, águas-vivas e outros. Nesse ano, houve mais de 150 mil acidentes por conta desses animais.
– Eles possuem como habitat as redes de água pluviais e as redes de esgoto. Nesses locais, eles encontram tudo que precisam: água, abrigo, alimento e acesso. Por conta das redes de esgoto entre as cidades serem interligadas, o processo de infestação e disseminação dos escorpiões amarelos é rápido e eficiente.
– A reprodução desses aracnídeos ocorre por partenogênese. Os escorpiões amarelos são em sua totalidade fêmeas, então não é necessário fecundação para a reprodução, o que facilita ainda mais a infestação. Cada escorpião pode gerar 2 ninhadas por ano, e elas podem chegar até 32 filhotes.
Eslauco Dvoranen: Mito. Esse mito de que não existe produto para controle químico de escorpiões é, infelizmente, propalado pelo mesmo órgão que registra os produtos para controle de escorpiões, a ANVISA. A ANVISA, infelizmente, em seu manual de controle de escorpiões publicado em 2009 diz que não existem venenos eficazes para controle químicos de escorpião, ao mesmo tempo em que a mesma ANVISA registra inúmeros produtos para controle dessa praga.
– Esses produtos (BENDIOCID, TENOPA, TEMPRID, BIFENTEK, entre outros) são alguns exemplos de produtos registrados na ANVISA para controle de escorpiões. Ou seja, a ANVISA gera um manual falando que não tem veneno, mas ela mesma vai lá e registra. Sabe o pior? Muitos dos produtos mostrados anteriormente que são registrados pela ANVISA realmente não são eficazes para escorpião.
– Eu, como responsável técnico da DDtudo, me preocupei em testar os produtos e descobri quais são realmente eficazes para controle de escorpiões. Além disso, o controle de escorpiões compreende uma série de medidas que juntas são intituladas de Controle Integrado de Pragas, mais conhecido como CIP. o CIP é a base de um controle eficaz para qualquer tipo de praga, e com os escorpiões amarelos não é diferente”.
Para você que tem interesse em saber Como evitar Escorpiões, eu escrevi um guia rápido, com 7 dicas para evitar essa temida praga. O guia é gratuito. Acesse o link e baixe o seu: https://conteudo.ddtudo.com.br/ebook-7-dicas-para-evitar-escorpioes
Esse foi um rápido resumo sobre os pontos mais relevantes e também uma dúvida muito recorrente e importante de ser esclarecida. Agora, você já sabe que lidar com escorpiões é mais complexo do que se imagina.
Para evitar transtornos ou problemas na hora de combater a praga, a ajuda de um especialista sempre é bem-vinda. Por isso, recomendamos você a entrar em contato com um especialista para que o combate seja eficaz.
Nós, da DDtudo contamos com muitos profissionais extremamente capacitados como o Eslauco. Saiba que, conosco, você está em boas mãos.
Não perca tempo para se ver livre desse problema. Estamos à disposição para sanar quaisquer que sejam as outras dúvidas e para fazer um orçamento para o seu espaço. Lembre-se, as pragas representam o contrário da saúde e limpeza.