Os roedores são uma das principais pragas urbanas relacionadas à contaminação de alimentos.
Dentre o amplo espectro de pragas urbanas, temos os roedores. Os principais representantes relacionados às infestações são os ratos, as ratazanas e os camundongos.
Os roedores são responsáveis pela destruição de 20% de todos os alimentos produzidos no mundo. Podemos perceber, então, a importância de se combater esses animais.
Os roedores possuem alta capacidade de proliferação, além de facilmente se adaptarem aos mais diversos ambientes.
Possuem dentes incisivos que possuem como característica especial o crescimento contínuo. Por conta disso, precisam manter o hábito de roer para poder gastar a dentição. Eles, então, destroem muito mais alimentos do que vão consumir.
Conseguem facilmente acesso aos diversos locais, visto que esses roedores possuem várias habilidades físicas. São capazes de nadar – conseguem ficar três minutos sem respirar-, alcançar locais altos, equilibrar-se em fios, saltar, etc.
Os roedores possuem um olfato apurado, e encontram alimentos facilmente. Encontram alimento principalmente em lixos domésticos. Com o olfato, conseguem também diferenciar alimentos bons para consumo dos estragados.
No geral, nas áreas urbanas, os principais roedores são ratos, ratazanas e camundongos. Vamos agora entender um pouco a diferença entre cada um deles.
Esses roedores possuem orelhas grandes e cauda longa, e também é conhecido como rato de forro, rato de paiol ou rato preto.
Costumam habitar instalações altas, como forros de casas, sótãos, depósitos e armazéns. Capaz de se equilibrar em vigas, fios elétricos e cabos telefônicos, além de subir em galhos de árvore e conseguir escalar superfícies verticais, esses roedores adaptam-se facilmente às áreas urbanas.
Os ratos de telhado costumam se alimentar de insetos, legumes, frutas, cereais e raízes. Para buscar alimento, esses roedores descem para a superfície.
As ratazanas são os famosos ratos de esgoto, e são os maiores representantes dos 3 tipos de roedores aqui descritos. Tem como principais alimentos cereais, raízes e lixos orgânicos.
Lugares com abundância de alimentos são os locais com maior proliferação desses roedores. Inclusive, quando ocupam áreas rurais, podem causar queda de produtividade pela transmissão de doenças e parasitas aos animais rurais.
Costuma ocupar locais clandestinos, carentes de infraestrutura de habitação, saneamento inadequado, e outros danos nas instalações. Possuem como principais habilidades nadar, roer e escavar.
Uma curiosidade é que as ratazanas são roedores que possuem comportamento neofóbico, uma desconfiança a objetos e alimentos estranhos. Porém, com a convivência urbana, perdem um pouco dessa capacidade.
Os camundongos são roedores pequenos, com patas e cabeças pequenas, e olhos e orelhas grandes. São conhecidos como ratos domésticos, e possuem hábitos intradomiciliares.
Costumam fazer seus ninhos em móveis como armários, fogões e despensas. Por serem roedores muito curiosos, são alvos fáceis para ratoeiras. Os seus alimentos favoritos são os da classe dos cereais.
Suas principais habilidades são de escalar e roer. É possível identificar a presença destes pela presença de pelos, papéis e panos roídos, além de fezes pequenas em formato de bastonete.
Para impedir a infestação e proliferação dos roedores, existem duas estratégias: os métodos de anti-ratização e desratização.
Na anti-ratização, são utilizadas medidas para dificultar ou impedir o acesso e a proliferação dos roedores. Já a desratização busca aplicar medidas para a eliminação física desses animais.
Algumas estratégias de anti-ratização são não jogar lixo a céu aberto, acondicionar corretamente alimentos, vedar frestas e vãos, manter locais de vivência de animais domésticos limpos, entre muitos outros métodos.
A desratização é realizada com venenos, sejam eles líquidos ou sólidos. Costumam ser utilizados em alimentos que atraem os roedores. É importante que essa ação seja realizada por profissionais capacitados, pois o uso inadequado pode piorar a situação ao invés de resolver o problema.
Agora, podemos compreender que os roedores são seres complexos e com diversas habilidades. É preciso o controle adequado para evitar que ocorram infestações.
A DDtudo aplica as técnicas de desratização e anti ratização da melhor forma possível para te ajudar no seu problema com os roedores. Utilizamos tecnologias e técnicas adequadas para que você, como cliente, saia satisfeito.
Se o seu interesse é impedir a proliferação das pragas urbanas, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas. Saiba que seu estabelecimento estará mais seguro após as ações da DDtudo.